Segundas de Solo é um projeto do ºANDAR para incentivarmos ainda mais a cultura e os artistas. Toda segunda feira às 20h teremos um novo solo/monólogo rolando por aqui. Cada espetáculo fará somente um mês de apresentações.
Com Ester Laccava
Espaço | Blackbox
O monólogo mostra situações cotidianas de cinco mulheres que estão diante de alguns acontecimentos: um pai em coma, o casamento de um filho, uma entrevista para a TV, os abusos familiares e um cigarro que nunca acende.
Ester conecta essas situações através da figura de uma mulher “esgarçada” em sua existência. Os personagens revelam as camadas dos animais indomesticáveis que habitam em nós. Assistir Ester no palco é se deparar com um fato imutável: que obra necessária!
FICHA TÉCNICA
Criação e direção: Ester Laccava
Dramaturgia: Ester Laccava, Elzemann Neves e João Wady Cury, a partir dos textos de Maureen Lipman, Wislawa Szymborska e Laurie Anderson
Trilha: Muepetmo
Luz: Mirella Brandi
Com Felipe Oládélé
Espaço | Blackbox
O solo articula teatro, dança, música e performance, apresentando em sua dramaturgia elementos como mar, DNA, família, busca de si, identidade, nome, sobrenome e mascaramento.
A encenação traz elementos do corpo e do movimento, numa pesquisa de linguagem sobre diferentes danças de matrizes africanas e afrobrasileiras.
Esse monólogo nasceu a partir de uma viagem a Cabo Verde feita por Felipe em 2019, antes da pandemia. No país africano, constituído por dez ilhas e cinco ilhotas, situado a 650 quilômetros da costa senegalesa, o ator, dramaturgo e dançarino participou de uma residência artística sobre as danças locais.
Com Fernanda Viajava
Espaço | Blackbox
A atriz Fernanda Viacava apresenta a história de Gabriela Leite, a primeira mulher a lutar pelos direitos das prostitutas no Brasil.
Nesta obra, a atriz narra em primeira pessoa o encontro com Gabriela se reconhecendo com “elas”, as mulheres da vida, a partir das suas inquietações como mulher e como atriz. Uma busca que parte do corpo da prostituta e transborda para o corpo de qualquer mulher que deseja.
Gabri[ELAS] tem direção de Malú Bazán, foi escrito por Caroline Margoni e conta com pesquisa e curadoria de Elaine Bortolanza.
Com Priscila Magella
Espaço | Blackbox
Neste monólogo que se faz entre o biográfico e o imaginário, a atriz e cantora Priscila Magella tem um retorno à sua meninice e reencontra seu amado: o Rio São Francisco transmutado em gente e, junto dele, os outros encantos de sua ancestralidade, o Velho Opará, o próprio espaço geográfico e a tecnologia ancestral ensinada pelas mulheres da família. É o encontro e a paixão de uma “menina-que-já-é-mulher”, com suas raízes.
Mande seu projeto e proposta, que analisaremos e caso estejam alinhados com nossa filosofia entraremos em contato.