Para mim arte e educação sempre caminharam juntas, e me pareceram sempre o princípio e tudo.
Me lembro, que durante as aulas de alemão que eu fazia há alguns anos, minha professora incentivar o canto e o piano através de músicas alemãs. Ou a partir da pintura, meu professor me apresentasse a mitologia. Na aula de inglês podia assistir filmes e aprender vocabulário e uma nova cultura. As músicas que tanto me tocavam ganharam mais vida quando comecei a cantar entendendo sobre o que elas diziam.
Quando na aula de desenho geométrico, tínhamos que criar através de cálculos e formas geométricas, mandalas, ou na aula de literatura e redação que éramos incentivados a adentrar e criar novos universos e possibilidades de realidade. Quando na física aprendíamos sobre movimento, força centrípeta e centrifuga e podíamos numa aula de dança viver isso na prática….
Anos depois, quando comecei a dar aula percebi como também fazia parte da minha arte, compartilhar e trocar com outras pessoas, assim como fazia no palco.
Talvez por isso, é tão obvio para mim, que a educação e a arte sejam duas formas potentes de tocar a alma humana, transformar as pessoas e suas relações com o mundo e com os outros.
Através de ambas podemos sim, ser agentes da mudança que queremos no mundo, podemos ampliar universos, transformar vidas, construir, desenvolver e instigar pensamento critico, analítico, filosófico e criativo.
Então, para quem foi dada a honra de poder dedicar seu tempo no mundo, à ambas ou qualquer uma dessas funções, e assim ajudar a transformar a vida de quem cruza com seu trabalho, nunca se esqueça, mesmo que o entrono pareça não valorizar seu trabalho, saiba, você é fundamental.
É através de seus olhos e conhecimentos que muitas pessoas conhecerão diferentes mundos, visões e perspectivas da vida, da história e das possibilidades de futuro.
Foi pensando na importância dessa troca direta e potente, que o ºANDAR foi construído, para podermos espalhar pelo mundo o lugar do amor, respeito e conexão.
Que os potenciais humanos sejam explorados e multiplicados, e que a partir desses encontros os universos sejam ampliados e enriquecidos, e que possamos todos compartilhar um mundo mais repleto de respeito e valor a arte e a educação.
Que sejamos a revolução que queremos no mundo!
Então a partir de hoje damos início ao nosso novo espaço nesse site, nosso Blog, para que a educação e a arte cada vez mais ganhem seus devidos espaços, vozes e importância.
Aqui teremos textos de colaboradores e artistas que passam pelo ºANDAR e de tudo que acharmos pertinente para contribuir e fazermos nossa parte nesse mundo.
Sejam sempre bem-vindos!!
Ana Paula Dias