Espaço | Sala Multiuso
De 9 até 13 de junho
Ao invés daquilo que é exemplar, ilustrativo e explicativo, o biografema, termo criado por Barthes, testemunha aquilo que foge. Escrever uma autobiografia é para se desconhecer, se desconstruir. Entender realidades que antes não estavam postas. A verdade ganha novos e imprecisos contornos.
A oficina téorico-prática, ministrada por Bruna Betito, investiga formas de trazer a autoficção para a cena teatral, utilizando como estudo e inspiração, as obras de Annie Ernaux e Roland Barthes. Faremos experimentos cênicos acerca do termo barthesiano “biografema”. No último dia de oficina, haverá uma abertura pública com as cenas desenvolvidas pelos participantes.
A residência, dividida em 5 dias será assim:
primeiro encontro: autobiografia, teatro, biografemas
segundo encontro: annie ernaux, salvar as memórias
terceiro encontro: roland barthes, biografema e punctum
quarto encontro: você e tudo isso
quinto encontro: partilha pública
Pode entrar em contato pelo instagram também: @brunabetito e @espetaculovaca
@brunabetito
Bruna é atriz e professora, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (Artes Cênicas). Integrante e co-criadora da Al Borde e da Casca Coletivo de Criação. Seus trabalhos investigam a performatividade e a interação com o público. Atualmente, pesquisa o luto em processos criativos teatrais. Pós-graduação em andamento em Literatura, Artes e Filosofia (PUCRS). Seus trabalhos mais recentes são: Magma-Jagunço (Tablado SP), Aqui Tem Vida Demais! (Casca Coletivo de Criação), VACA (onde dirige, atua e escreve. VACA teve também sua dramaturgia publicada pela editora Urutau, em janeiro de 2024), Parque Industrial (Gilka Verana) e Teorema 21 (Grupo XIX de Teatro). Indicada ao APCA de Melhor Elenco em 2024, por “Aqui Tem Vida Demais!”.
De 9 até 13 de junho
Segunda a quinta de 18h30 às 22h
Sexta de 17h às 22h
Gratuito
Blackbox
Segundas
Segundas de Solo é um projeto do ºANDAR para incentivarmos ainda mais a cultura e os artistas. Toda segunda feira às 20h teremos um novo solo/monólogo rolando por aqui.
Blackbox
De 17 de maio até 08 de junho
O que começa como uma fuga solitária de veleiro torna-se uma viagem involuntária ao passado quando a protagonista se vê obrigada a levar consigo sua mãe, que sofre de Alzheimer. Enquanto lida com os esquecimentos repetitivos da mãe, ela é confrontada com suas próprias memórias soterradas: a morte do pai, um amor perdido e o medo de viver plenamente. Em um barco que é ao mesmo tempo abrigo e prisão, mãe e filha reencenam gestos cotidianos, revelando como o passado insiste em habitar o presente.
Be True
De 13 a 29 de maio
Um laboratório prático-teórico de introdução ao teatro épico, com foco nas propostas de Bertolt Brecht e de outros autores fundamentais dessa vertente.
Sala Multiuso
De 26 de maio até 1 de junho
Durante 7 dias e mais de 30 horas de prática, você vai explorar os fundamentos dessa
tradição encantadora: o trabalho com máscaras, o gesto, o improviso e a construção de
personagens clássicos como Zanni, Innamoratti, Vecchi (Pantalone e Dottore), Capitano,
Signora, Servetta e Petrolino.
Sala Multiuso
De 9 até 13 de junho
A oficina téorico-prática, ministrada por Bruna Betito, investiga formas de trazer a autoficção para a cena teatral, utilizando como estudo e inspiração, as obras de Annie Ernaux e Roland Barthes. Faremos experimentos cênicos acerca do termo barthesiano “biografema”. No último dia de oficina, haverá uma abertura pública com as cenas desenvolvidas pelos participantes.
Sala Be True
De 09 até 18 de junho
Meisner acreditava que o texto poderia ser o pior inimigo do ator, pois confiamos muito no que está escrito nas palavras e deixamos de lado a “vida” que existe em quem fala e ouve o mesmo.
Neste curso, o ator ou a atriz aprende a viver verdadeiramente o que está acontecendo, com as palavras e situações.
Sala Be True
De 23 até 28 de Junho
O curso de Meisner I, é um trabalho intensivo de presença, verdade, empoderamento de si, percepção de seus impulsos e conhecimento de suas ferramentas pessoais, para cena e fora dela.
A técnica/método foi criado para deixar os atores mais verdadeiros e potentes em cena, mas por trabalhar muito com o humano, ele é excelente também para quem quer se conhecer melhor, ampliar repertório pessoal e, de verdade, ser cada vez mais autêntico.
Be True
De 03 até 06 de Julho
A imersão tem o objetivo de, em 3 dias longe da loucura da cidade, aprofundar as técnicas de criação de personagem, com trabalho de corpo, voz, texto e lógico, muito Meisner. A ideia é trabalhar esses conceitos junto a uma vivência inesquecível com os participantes. Criaremos personagens e trabalharemos cenas neste curso.
Sala Multiuso
De 11 de fevereiro até 03 de junho
Curso livre de teatro para não atores Esse curso se propõe, através de Jogos Teatrais, desenvolver no aluno a capacidade de observar e escolher, entre a imensa quantidade de informação que nos cerca, a melhor maneira de se comunicar com o outro e com o mundo, sem ignorar o meio que nos rodeia.
Sala Be True
01, 08, 15 e 29 de Maio
Curso Livre em 4 sábados.
Através de Dinâmicas de Grupo e Jogos Teatrais, o evento leva os participantes a experimentar exercícios de interação, comunicação, potencialização e autoconhecimento. Para quem busca a desinibição ou aumentar a extroversão.
Sala Multiuso
De 12 de fevereiro até 04 de junho
Descobrir a comédia como poderosa estratégia para comunicação, através das ferramentas indispensáveis para o ser cômico, como a escuta; a prontidão e um corpo vivo e preciso.
Blackbox
De 12 de março até 25 de junho
Território de experimentação cênica para criação, desenvolvimento e pesquisa de solos teatrais com orientação de Malú Bazán
Sala Multiuso
De 20 de Março até 12 de Junho
Criado para atores, atrizes e estudantes de teatro, o curso oferece contato com a metodologia de ensaio criada por Nikolai Demídov, passando pelos treinamentos diários e pelos estudos de cena que proporcionam a experiência dos principais conceitos da prática: espontaneidade, liberdade e calma.
Estúdio de Imagem
De 08 de março até 25 de outubro
Friends, o Musical é a nova produção de Teatro Musical da FÁBRICA DE TEATRO, com
elenco formado por atores-alunos (a partir de 16 anos), com apresentações em 2025.
Essa produção traz ao palco a icônica sitcom amada pelo público, em formato inédito
de Teatro Musical, com músicas dos anos 90 e 2000.
Sala Multiuso
De 08 de março até 25 de outubro
“Walkie-Talkie – Clube do Terror, O Musical” é a nova produção de Teatro Musical da
FÁBRICA DE TEATRO, com elenco formado por atores-alunos (crianças e adolescentes de 10 a 15 anos), com apresentações presenciais em 2025.
Mande seu projeto e proposta, que analisaremos e caso estejam alinhados com nossa filosofia entraremos em contato.